Verão 2024 pede por bebidas sem aporte alcóolico

Cada vez mais pessoas estão optando por bebidas sem álcool ou com baixo teor alcoólico em diferentes ocasiões. Seja por motivos de saúde, de segurança, de estilo de vida ou de preferência pessoal, essa é uma tendência que vem ganhando força no mercado nos últimos anos — e que oferece novas oportunidades para as empresas do setor. Neste artigo, vamos mostrar alguns dados e informações sobre esse fenômeno e como você pode aproveitá-lo no seu negócio.

Por que as pessoas estão bebendo menos álcool?

Existem vários fatores que explicam o aumento do consumo de bebidas sem álcool ou com baixo teor alcoólico no Brasil e no mundo. Alguns deles são:

  • A preocupação com a saúde: cada vez mais as pessoas estão buscando hábitos mais saudáveis, como se alimentar melhor, praticar exercícios físicos, dormir bem e, principalmente, evitar o excesso de álcool — pelo menos 80% dos brasileiros buscam um consumo mais saudável, de acordo um levantamento realizado em 2018 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
  • Diversidade de opções: o acesso a uma variedade maior de bebidas sem álcool ou com baixo teor alcoólico, que atendem a diferentes gostos, ocasiões e perfis, tem chamado bastante atenção do consumidor.
  • Diversão e responsabilidade: as gerações, principalmente mais jovens, buscam cada vez mais opções de bebidas com teor alcoólico reduzido — refletindo uma tendência de apreciar momentos sociais sem a necessidade de embriaguez.

A geração Z bebe menos álcool do que as gerações anteriores

Desde muito cedo, muitas vezes antes da maioridade, o álcool é considerado um “passaporte” para socialização — uma forma de fazer amigos, escapar da realidade do cotidiano e, claro, de se divertir.

No entanto, os jovens da geração Z (nascidos entre os anos de 1995 e 2010) estão mais cautelosos à medida que entram na idade adulta, seja optando por não consumir bebidas alcoólicas ou bebendo com muito menos frequência e em menor quantidade que as gerações anteriores.

De acordo com informações da Mintel (2022), 37% dos consumidores preferem bebidas com baixo teor alcoólico ao relaxar, pois assim podem desfrutar do momento sem se embebedar facilmente.

Enquanto 30% das pessoas optam por bebidas com baixo teor alcóolico e consideram que são mais adequadas para beber com mais regularidade.

O principal motivo por trás disso, segundo especialistas, é o entendimento dos riscos à saúde, como o aumento da probabilidade de desenvolver doenças hepáticas, cardiovasculares e mentais.

O desafio do mercado de bebidas é de se reinventar

Para as empresas que não querem perder competitividade neste cenário, é necessário buscar soluções que unem saudabilidade à sensação do álcool, sem ter a necessidade dele.

Uma dessas soluções é o Kerry Tastesense, um produto que consegue diminuir o teor do álcool ou excluí-lo por completo, mantendo as características sensoriais das bebidas. Alguns benefícios incluem:

  • Perfil neutro;
  • Aumenta a percepção de formigamento do álcool e notas amargas, trazendo experiência ao consumidor;
  • Oferece complexidade, aquecimento e encorpamento;
  • Melhora o custo total de produção enquanto diminui o teor do álcool em uma região de imposto sobre o seu consumo.

Com o Kerry Tastesense, você pode oferecer ao consumidor final bebidas sem álcool que não perdem em nada para as tradicionais, além de contribuir para a saúde e o bem-estar.

Entre em contato conosco e saiba mais como podemos te ajudar neste desafio. Clique aqui e saiba mais.

Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *