A geração Z é campeã no skincare. E qual o impacto para as indústrias de personal care?

A frase “é melhor prevenir do que remediar” nunca esteve tão conectada às tendências e oportunidade de cuidado com a pele como agora.

A geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1997 e 2012, está mais atenta aos cuidados com a pele e o processo de envelhecimento do que qualquer geração anterior.

Eles entendem que cuidar melhor da pele é cuidar de si mesmo — e isso significa se preparar para um envelhecimento mais saudável. Inclusive, já virou campo de estudo na dermatologia. Prejuvenation é um termo que combina prevenção e rejuvenescimento, e se refere a tratamentos estéticos que buscam retardar ou reverter os sinais do envelhecimento da pele, como rugas, manchas e flacidez.

Esses tratamentos podem incluir o uso de cremes, toxina botulínica, ácido hialurônico, lasers, ultrassom, antioxidantes e protetor solar.

Diante desse cenário, as marcas de cosméticos e dermocosméticos vem investindo cada vez mais nesse segmento, buscando desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades do público jovem.

 

A influência da tecnologia e das redes sociais

Um dos fatores que impulsionam esse comportamento é a influência da tecnologia e das redes sociais na vida dos jovens.

A geração Z é a primeira a crescer totalmente conectada, tendo acesso a uma infinidade de informações, tendências e referências de beleza.

Além disso, essa geração é a mais exposta à imagem, seja por meio de selfies, vídeos ou lives, que exigem uma aparência impecável e sem defeitos.

Os filtros, como os do Instagram e do Tik Tok, se tornaram uma ferramenta para melhorar a autoestima e a confiança dos jovens, mas também para criar uma ilusão de perfeição que nem sempre corresponde à realidade.

Por isso, eles têm buscado por soluções alternativas, olhando para produtos de autocuidado, como o protetor solar, cremes hidratantes, esfoliantes, máscaras faciais e outros produtos de beleza que prometem melhorar a saúde e a estética da pele.

 

Uma alternativa antirrugas: extrato de jambu

O desafio do mercado de personal care é atrelar isso à formulação de produtos de qualidade, que ofereçam benefícios reais e duradouros para a pele, sem comprometer a saúde e o meio ambiente.

Para isso, é preciso investir em bons ingredientes, que sejam seguros, eficazes e sustentáveis.

Um exemplo é o extrato de jambu, um componente bioativo que inibe as contrações dos músculos subcutâneos, podendo ser usado na formulação de produtos antirrugas.

Ele age de forma semelhante ao botox, mas sem os efeitos colaterais e com um resultado mais natural.

Além disso, o extrato de jambu possui ação analgésica, neuroprotetora, antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, que contribuem para a saúde e a beleza da pele.

Ele pode ser incorporado em diversas formulações cosméticas, como cremes, géis, loções, séruns, máscaras e outros.

A Azelis | Vogler oferece um portfólio completo de ingredientes que facilitam a formulação de produtos de cuidados pessoais. Além disso, dispõe de um Centro Tecnológico que auxilia no desenvolvimento de soluções que aliam saúde, qualidade e sustentabilidade.

 

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