6 mudanças comportamentais emergentes que impulsionarão a inovação de produtos

A indústria de alimentos e bebidas precisará se adaptar às mudanças comportamentais emergentes que impulsionarão a inovação e o crescimento do setor nos próximos meses. Isso porque os hábitos e as prioridades dos consumidores estão mudando, e abre-se então um mundo de oportunidades para as empresas que buscam pioneirismo no mercado.

A ADM desenvolveu uma pesquisa que mostra que 77% dos consumidores pretendem fazer mais tentativas para se manter saudável no futuro, ou seja, os fabricantes que saírem na frente e entregarem produtos que consigam o equilíbrio entre as preocupações com a saúde do consumidor e a facilidade de acesso a esses produtos, terá maiores chances de conquistar o mercado.

A pesquisa apresenta ainda seis mudanças de comportamento que guiarão este novo momento ainda de incertezas em todos os ambientes de negócios. São elas:

 

1. Maior foco na saúde intestinal e conexão da função imunológica
Em todo o mundo, 57% as pessoas relataram estarem mais preocupadas com a imunidade por conta do novo coronavírus. Com isso, buscam melhorar sua saúde se informando mais sobre o microbiota humana e como ele apoia o sistema imunológico, e o bem-estar em geral. Produtos que contêm probióticos, prebióticos e pós-bióticos podem beneficiar o microbiota e já ganham força no mercado.

 

2. Produtos à base de plantas tornaram-se mainstream
Durante a Covid-19, 18% dos compradores de proteína alternativa nos EUA realizaram sua primeira compra de proteína vegetal. Deste total, 92% relataram que continuarão comprando alternativas à carne. Na Alemanha, Reino Unido e Holanda, 80% afirmam que continuarão comprando depois da pandemia. Produtos que oferecem nutrição e sensorialidade de alta qualidade estarão preparados para o sucesso.

 

3. Novas perspectivas sobre controle de peso e saúde metabólica

As pessoas com comorbidades mais afetadas pelo novo coronavírus como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, buscaram meios de controlar o peso e melhorar a saúde metabólica. 51% dos consumidores indicaram que estão preocupados em ser menos ativos e ganhar peso durante a pandemia.

Essa preocupação deve aumentar a procura por soluções funcionais que apoiem o bem-estar e o controle de peso saudável.

 

4. Encontrar o equilíbrio entre o autocuidado, bem-estar emocional e a nutrição
Com as dificuldades decorrentes da pandemia como isolamento social, por exemplo, muitas pessoas se viram mais ansiosas e estressadas. 35% dos consumidores relatam estar preocupados com a saúde mental. Por isso, estão procurando novas maneiras de melhorar o bem-estar e vale até permitir o consumo de alimentos e bebidas indulgentes. Apesar da permissão, o consumo é moderado, já que buscam o controle de peso. E é aí que entra o equilíbrio entre a indulgência e a boa nutrição.

Alimentos e bebidas criados para a melhora do humor, aumento de energia e redução do estresse crescerão significativamente nos próximos meses e anos. A pesquisa projeta ainda oportunidades para alimentos reconfortantes, snacks e assados que ofereçam nutrição e benefícios funcionais à saúde.

 

5. Nutrição pessoal
O Covid-19 contribuiu para a conscientização do consumidor quanto a necessidade de maiores cuidados com a saúde. A pesquisa da ADM mostra que 49% dos consumidores acham que cada indivíduo requer uma abordagem personalizada para dieta e exercícios, e 31% já estão comprando mais itens personalizados.

 

6. Mudanças nos valores de compras
Todo esse foco na saúde tem gerado uma mudança inesperada nos gastos. 48% dos consumidores planejam comprar mais itens relacionados à saúde e bem-estar, por exemplo. As preocupações com o declínio econômico generalizado levaram a uma mudança para as compras baseadas em valor, incluindo a crescente demanda por itens básicos de dispensa, estimulando a redução de preços para marcas próprias e aumentando o rastreamento para varejistas de valor.

É importante ressaltar que essas mudanças provavelmente persistirão após o pico da crise pandêmica, ou seja, a indústria deverá estar preparada para seguir estes apontamentos e entregar o melhor em saúde, bem-estar e nutrição aos consumidores. A Vogler é parceira da ADM e segue esta tendência e busca atender à demanda da indústria por componentes e soluções que contribuam para a formulação de novos produtos. Para saber mais, entre em contato com a equipe técnica da Vogler!

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