Substitutos naturais do açúcar para chás – em diferentes formas de consumo

O chá é uma bebida milenar apreciada por diferentes países e culturas em todo o mundo. O ideal é que a bebida seja degustada pura sem qualquer tipo de aditivo, para que assim seu perfil sensorial seja sentido ao extremo. Mas, nem sempre é assim que funciona e muitas pessoas acabam adicionando açúcar para trazer mais dulçor à bebida.

No entanto, o público pode sentir a necessidade de trazer mais dulçor à bebida. Para fugir dos efeitos prejudiciais do açúcar, é possível utilizar substitutos naturais que têm a mesma função, mas sem fazer mal à saúde, dentre eles, os aromas naturais.

Eles têm sua origem na natureza, sendo minimamente processados ou sequer produzidos em fábricas ou laboratórios.

 

Como parte dos desafios na substituição total ou parcial do açúcar, estão:

– Conferir sabor doce sem residual

– Perfil sensorial semelhante ao açúcar

– Percepção de preenchimento

– Aliar sabor e saudabilidade

– Não alergênico

– Ser natural

 

Pensando em alternativas naturais, confira algumas opções que podem ser usadas como substitutos do açúcar em diferentes produtos:

 

Fibra solúvel de milho – Fibersol®

É uma maltodextrina resistente e nutricionalmente se comporta como fibra solúvel extraída do milho, com comportamento semelhante ao do açúcar. Tem baixa viscosidade e higroscopicidade, sabor neutro e alta tolerância digestiva. É natural e uma ótima alternativa para rotulagem limpa com redução de aditivos.

 

Eritritol Erylite

É um poliol de ocorrência natural e dulçor de aproximadamente 70% em relação ao açúcar. Destaca-se pelo baixo valor calórico, baixa higroscopicidade e alta tolerância digestiva. Tem propriedade de mascarar notas residuais de edulcorantes e é um ingrediente com ótima sinergia com glicosídeos de esteviol (estévia).

Como o eritritol é rapidamente absorvido no intestino delgado e eliminado pelo organismo, não é esperado que tenha efeitos colaterais laxativos, comum ao consumo excessivo de polióis. Não afeta os níveis de glicose ou insulina no sangue e pode ser usado com segurança para substituir a sacarose em alimentos formulados especificamente para diabéticos.

 

Estévia (glicosídeos de esteviol)

A estévia foi, durante muito tempo, um ingrediente com uso restrito devido ao seu perfil sensorial. O formulador de alimentos necessitava usar de várias alternativas para mascarar seu sabor. Hoje, graças a tecnologias, é possível oferecer alternativas isoladas ou combinadas, entregando o dulçor e sabor semelhantes ao açúcar. É natural e tem alto poder edulcorante, mas em geral, um sabor residual entre amargo e adstringente. Aromas Várias substâncias naturais podem, isoladamente ou combinadas entre si, mimetizar o sabor doce do açúcar. A Vogler desenvolveu uma tecnologia específica como solução para redução e/ou substituição do açúcar. Trata-se da linha INNOFLAVOR, aplicada em bebidas, bases lácteas e panificação. Ele é um sistema composto por aromas naturais que conferem ou realçam o sabor ou notas doces.

 

Blends de edulcorantes naturais

A Vogler também desenvolveu a linha INNODOLCE, uma solução que combina edulcorantes naturais que entregam corpo e dulçor para cada aplicação específica. A linha substitui total ou parcialmente a sacarose.

 

A Vogler possui em seu portfólio uma vasta oferta de ingredientes naturais que substituem o açúcar. Entre em contato com o nosso time de consultores e saiba mais.

Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.

One thought on “Substitutos naturais do açúcar para chás – em diferentes formas de consumo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *