Skip to content
VoglerVoglerVogler
    • Sobre Nós
    • Systems
    • Produtos
      • Ingredients
      • Flavors
      • Health & Performance
    • Parceiros
    • Blog
    • Contato
      • Fale Conosco
      • Ouvidoria
      • Trabalhe Conosco
    • English
      Blog Brasil

      O Novo consumidor e o consumo consciente

      Posted on 20 de janeiro de 20208 de julho de 2020 by Vogler
      20
      jan

      Conheça como o novo consumidor está baseando as suas escolhas na sustentabilidade.

      Os tempos mudaram, a informação e o questionamento hoje são parte da rotina de qualquer consumidor, especialmente dos pertencentes às gerações Millennial e Z. O seu comportamento de consumo começa desde antes das prateleiras: hoje ele é capaz de influenciar a indústria a ponto de impactar no direcionamento das empresas e gerar o reposicionamento delas.

      O novo consumidor não é levado cegamente por rótulos amigáveis, ele exige conteúdo. Esse perfil escolhe produtos e empresas que têm sinergia com os ideais defendidos. Seu senso de justiça e responsabilidade, somados à constante preocupação com recursos naturais e futuras gerações, os levam a fazer escolhas que minimizem os impactos negativos e maximizem os positivos à sociedade, a ele mesmo e à natureza. Os maiores estudos de inteligência de mercado apontam que sustentabilidade é a palavra da década, enquanto transparência é a chave do sucesso. Hoje, um produto bem-sucedido e campeão de vendas, gera uma identidade com o consumidor através de seus princípios claros, verdadeiros e objetivos, às vezes levados até à frente dos rótulos.

      De acordo com o estudo ‘As coisas sobre a mesa’, da consultora espanhola Findasense, “as novas gerações se interessam por produtos seguros, éticos e sustentáveis, com o consumo consciente a ser um dos aspectos mais importantes (…) o seu interesse recai sobre produtos simples, transparentes e saudáveis e querem saber como, onde e por quem foram produzidos”. 

      O impacto já é visto em diversos segmentos de bens de consumo. Em alimentos e bebidas, a mudança do consumidor está retratada no recuo das vendas de categorias como cárneos e lácteos, assim como no surpreendente avanço do mercado de bebidas não alcoólicas. Adiante, é significativo o disparo no lançamento e procura por produtos free from, ou seja, livres de alergênicos, transgênicos e/ou de fontes animais. Só em produtos não alergênicos, as estimativas conservadoras sugerem o crescimento do mercado global de 4,8% ao ano, entre 2018 e 2023.   

      O consumo consciente leva também a uma procura inédita e acelerada por produtos autênticos, produzidos por empresas locais, assim como seus ingredientes. Tais marcas, às vezes encontradas apenas em mercados de nicho, são hoje observadas de perto pelos grandes nomes da indústria. Assim marcas menores se destacariam pela estrutura: a simplicidade do puro, do local, do orgânico e do sustentável.

      Não há outra saída, hoje a indústria é estimulada a defender uma causa, a desenvolver produtos com ingredientes e processos mais limpos, sustentáveis, comunicando de forma transparente. É essencial, contudo, que o mercado saiba entregar tudo isso sem perder o sabor e a textura que o consumidor conhece e não abre mão. A inovação está em perceber que este mesmo consumidor consciente é um amante de novidades e está sempre aberto a novas experiências que envolvam sabores e cores inusitadas. A chave para a conquista está, portanto, no desenvolvimento de produtos ou conceitos que combinem causa e experiência.  

      Gabriela Nogueira
      Market Intelligence

      Esse registro foi postado em Blog Brasil. Adicione aos favoritos.
      Vogler
      Vogler

      Amido: uma fonte importante e tecnológica para as indústrias
      Vogler no Norte e Nordeste

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Categorias
      Posts recentes
      • A alimentação sob um olhar digital
      • Aromas naturais e a relação com a redução de açúcar e sódio
      • Vogler lança novos blends da Linha Systems
      • Aplicações da sílica em produtos em pó
      • Aumento da demanda do consumidor por snacks
      Arquivos
      • janeiro 2021
      • dezembro 2020
      • novembro 2020
      • outubro 2020
      • setembro 2020
      • agosto 2020
      • julho 2020
      • junho 2020
      • maio 2020
      • abril 2020
      • março 2020
      • fevereiro 2020
      • janeiro 2020
      • dezembro 2019
      • novembro 2019
      • outubro 2019
      • setembro 2019
      • agosto 2019
      • julho 2019
      • junho 2019
      • abril 2019
      • março 2019
      • fevereiro 2019
      • novembro 2018

      VOGLER

      Sistemas feitos sob medida!

      Entre em contato conosco

      Temos a solução perfeita para seus produtos. Desenvolvemos sistemas exclusivos de acordo com sua necessidade.

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      A alimentação sob um olhar digital
      Aromas naturais e a relação com a redução de açúcar e sódio
      Vogler lança novos blends da Linha Systems

      ASSINE NOSSA NEWS


      Estrada Fukutaro Yida, 1155/1173
      Cooperativa – S. Bernardo do Campo
      SP – Brasil – CEP: 09852-060

        +55 11 4393-4400 |  +55 11 2626-4424
        [email protected]

      • Sobre Nós
      • Systems
      • Produtos
      • Parceiros
      • Blog
      • Contato
      • English

      Copyright 2021 © Vogler - Desenvolvido pela agência Ânggulo

      • Sobre Nós
      • Systems
      • Produtos
        • Ingredients
        • Flavors
        • Health & Performance
      • Parceiros
      • Blog
      • Contato
        • Fale Conosco
        • Ouvidoria
        • Trabalhe Conosco
      • English

      Entrar

      Perdeu sua senha?