Mercado de personal care: Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados do mundo

O mercado de personal care, que engloba produtos de beleza e cuidados pessoais, vem crescendo no Brasil e no mundo nos últimos anos. Segundo a uma pesquisa da Euromonitor International, em 2022 as vendas no Brasil aumentaram 15% em termos atuais chegando a 28 bilhões. E as vendas no varejo tendem a aumentar ainda mais, chegando a um CAGR (taxa de crescimento anual) de 7% (CAGR de 2022 foi de 3%) podendo chegar a R$ 39,0 bilhões.

Mas o que tem impulsionado esse crescimento? Quais são as principais tendências e desafios desse setor? Como está esse mercado em relação à beleza e aos cuidados do homem? Confira as respostas para essas e outras dúvidas neste artigo.

Fatores que influenciam o mercado de personal care

Vários fatores contribuem para o aumento da demanda por produtos de personal care — aqui podemos citar três principais:

Mudanças demográficas: o aumento da população idosa, da classe média e da diversidade étnica e cultural cria novas demandas e oportunidades para produtos de personal care que atendam às necessidades específicas desses grupos.

Mudanças sociais: o maior acesso à informação, à educação e à tecnologia faz com que os consumidores sejam mais conscientes e exigentes em relação à qualidade, à segurança, à sustentabilidade e à ética dos produtos de personal care que consomem. Além disso, o aumento da valorização da beleza natural e da busca por bem-estar e saúde também influencia as escolhas e preferências dos consumidores.

Mudanças econômicas: o cenário de instabilidade econômica, de aumento da inflação e da concorrência faz com que os consumidores sejam mais cautelosos e seletivos na hora de comprar produtos de personal care. Por outro lado, o crescimento do e-commerce, das redes sociais e dos influenciadores digitais facilita o acesso, a divulgação e a experimentação de novos produtos e marcas.

O autocuidado masculino

Dentro do mercado de personal care, uma das principais tendências que vem se destacando é o aumento do autocuidado masculino — que é o conjunto de práticas que os homens realizam para cuidar da sua saúde física e mental, da sua aparência e da sua autoestima.

Essa tendência vem ganhando mais espaço e relevância na sociedade à medida que os homens se tornam mais conscientes e abertos em relação aos seus sentimentos, às suas vulnerabilidades e às suas necessidades.

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