Alternativas para manter o Shelf Life mesmo em altas temperaturas

Quais são os fatores que levam um produto a estragar mais rápido? Quanto tempo dura um produto dentro da geladeira? Por quantos dias a textura, o sabor, o aroma e até mesmo a aparência se conservam? Produto dentro ou fora da geladeira? Pois é, com tantas perguntas assim, até parece que não existe uma resposta correta, mas não é bem assim.

O termo Shelf Life, que no inglês quer dizer “tempo de prateleira”, refere-se à data de validade do produto alimentício. Ou seja, durante quanto tempo o produto vai estar apto para o consumo com segurança.

Definir a vida útil é um fator obrigatório para a comercialização e venda da mercadoria, conforme legislação vigente. E é de suma importância na hora de garantir mais segurança ao consumidor, uma vez que ao ingerir um alimento fora da data pode causar intoxicação alimentar, infecção causada por bactérias, entre outros.

“O shelf life, isto é, o tempo de prateleira de um produto, é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, mantendo suas características, armazenado de acordo com as condições orientadas pelo fabricante”, afirma Letícia Arasaki, Gerente do Centro Tecnológico Vogler (CTV).

Durante a temporada das altas temperaturas do verão, vários fatores – entre eles, fatores externos e intrínsecos – afetam diretamente o tempo de prateleira das mercadorias, levando ao descarte e ao desperdício do alimento ou bebida.

De acordo com a Gerente do CTV, “os principais fatores que influenciam a vida útil do produto são: composição, presença de aditivos, contagem microbiológica inicial, processo de produção, implementação, boas práticas de fabricação, tipos de material de embalagem, transporte e condições ambientais durante o armazenamento”.

Hoje em dia, como forma de contornar este problema, existe uma série de tecnologias, métodos e até mesmo ingredientes que ajudam a aumentar a estabilidade do alimento ou da bebida.

“Para aumentar a estabilidade dos alimentos e bebidas foram desenvolvidas diversas tecnologias e ingredientes. Podemos citar as tecnologias: tratamento térmico, congelamento, secagem, entre outras”, garante Letícia Arasaki.

Na Vogler, por exemplo, alguns ingredientes no portfólio para estender ou garantir estabilidade dos alimentos são: ácido cítrico, ácido ascórbico, ácido sórbico, sorbato de potássio, benzoato de sódio, antioxidantes, fosfato tricálcico, entre muitos outros.

Segundo a Gerente do Centro Tecnológico Vogler, “a combinação de tecnologias e ingredientes fornecidos pela Vogler resulta em um aumento do shelf life em diversos tipos de alimentos e bebidas, mesmo a altas temperaturas.”

Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *