O uso de extratos vegetais e corantes naturais em alimentos funcionais

Cada vez mais os consumidores têm buscado nos alimentos uma alternativa para melhorar a saúde do corpo e da mente. Por isso, vão atrás de conhecimento e informação sobre quais ingredientes podem lhes proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida. Neste contexto, dois itens têm se destacado na indústria de alimentos e bebidas: os extratos vegetais e os corantes naturais.

Segundo Diana Lima, Gerente de Segmento da Vogler, “se pararmos para pensar, os extratos vegetais já fazem parte da nossa vida desde que começamos a introdução alimentar. Sim, ainda bebês! Isso significa que o consumidor, a cada dia que passa, lê e compartilha rótulos de produtos que consome já reconhecendo ingredientes, e tendo a segurança e confiança em seus benefícios e funcionalidades”.

Já sobre os corantes naturais, Diana, que prefere denominá-los de cores naturais ou coloring foodstuffs, explica que “hoje sabemos e temos inúmeras soluções para colorir a partir de concentrados de sucos de frutas ou vegetais. A cor é essencial para a decisão de consumo de qualquer alimento, e hoje podemos fazê-lo de forma clean label, sem adição de corantes artificiais”.

Por que apostar no uso de extratos vegetais e corantes naturais em alimentos funcionais

Primeiro vamos explicar a diferença entre extratos vegetais e corantes naturais:

  • Extratos vegetais: são considerados ingredientes alimentícios aprovados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). são definidos como preparações de consistência líquida, sólida ou viscosa. Como regra, são obtidos por maceração (extração até o equilíbrio com água ou álcool) ou percolação (extração até a exaustão com água ou álcool). Esses extratos vegetais podem ser utilizados em alimentos onde a preocupação está diretamente ligada a saudabilidade e clean label, com a finalidade de colorir o alimento, ou também possuem alguma finalidade funcional, como função antioxidante, por exemplo.
  • Corantes naturais: são considerados ingredientes alimentícios derivados de plantas, invertebrados ou minerais. Também são aprovados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sua maioria é vegetal, extraídos de partes de plantas, como raízes, fruta, cascas de árvores, folhas, madeira e outras fontes biológicas, como fungos e líquens.

Há ainda os corantes artificiais, que da mesma forma que os naturais, são considerados ingredientes alimentícios, aprovados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e são uma solução sintetizada a partir de diversas substâncias, sejam elas animais, vegetais ou até artificiais como, por exemplo, carvão mineral, alcatrão ou sintetização por via petroquímica.

De acordo com Luciana Pricola, Gerente do Centro Tecnológico Vogler, apostar no uso desses itens pode ser vantajoso, pois é possível combinar funcionalidades. “Além disso, em alguns casos o extrato vegetal também faz a vez de um corante funcional, podendo o cliente optar por utilizar um só produto na formulação”, comenta Luciana.

Funcionalidades dos extratos vegetais e corantes naturais

Este tipo de ingrediente é aplicado para garantir benefícios aos alimentos, como função antioxidante e cor. Alguns exemplos:

  • Betacaroteno: pigmento carotenóide antioxidante, natural, e usado como uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A. É precursor (pró vitamina) da vitamina A (lipossolúvel), que é apolar e lipídica, expressando a cor laranja.
  • Licopeno: substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. É um antioxidante que, ao ser absorvido pelo organismo, ajuda a proteger o corpo neutralizando os radicais livres presentes. É também um corante funcional expressando a cor vermelha.
  • Chá de Hibiscus: também atua como antioxidante e corante funcional expressando a cor vermelha.
  • Luteína: antioxidante que previne o envelhecimento precoce da pele e contribui para a proteção dos olhos contra os radicais livres, raios UV e luz azul. É um corante funcional expressando a cor amarela.

Outros extratos vegetais e corantes naturais que a Vogler possui em seu portfólio: antocianinas, beterraba, carmim, carotenos, carvão vegetal, clorofila, cúrcuma, páprica, urucum, cenoura, espirulina e corante caramelo.

Vogler como fornecedora de ingredientes para alimentos funcionais

 A Vogler tem trabalhado ativamente em soluções para alimentos e bebidas funcionais. A empresa possui um portfólio repleto de ingredientes que podem ajudar a criar produtos que atendam essa demanda de mercado e surpreender o consumidor final em sabor, cor e textura.

A excelência destes produtos só é possível porque a Vogler busca parceiros especializados e mundialmente reconhecidos, como é o caso da Gnutra, que faz parte do Grupo Givaudan, criada a partir de grandes aquisições como a Naturex e a Centroflora.

A GNutra, part of Givaudan, possui uma equipe de agrônomos altamente capacitados em técnicas de manejo desses extratos (safras, sazonalidade e outros) que garantem a origem, rastreabilidade de toda cadeia e qualidade dos produtos. Tudo isso, de forma sustentável e com preservação do meio ambiente.

Conheça mais sobre o portfólio Vogler. Fale com o nosso time de especialistas.

Diana Lima
Gerente Comercial – Bebidas

[email protected]

Luciana Pricola
Gerente do Centro de Tecnologia Vogler

[email protected]

Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *