Vogler recebe manutenção da Norma FSSC 22000

Saiba mais sobre a manutenção da certificação da norma FSSC 22000.

Em setembro deste ano, a Vogler passou pela segunda auditoria de manutenção da certificação FSSC 22000. Essa norma tem o foco de garantir a segurança dos alimentos fabricados ou comercializados, mas também exige que a empresa certificada tenha um sistema de gestão da qualidade ativo e eficaz. Ela é obtida por meio do atendimento aos requisitos das Normas ISO 22000 e ISO TS 22001, que são baseados nas Boas Práticas de Fabricação e incluem pontos importantes da segurança de alimentos.

Segundo Andreza Moreti, Coordenadora de Qualidade e Produção da Vogler, “A segurança de alimentos deve estar muito além da certificação e deve ser a cultura da empresa”. Entre tantos requisitos para o cumprimento da norma e obtenção da certificação, a segurança é o maior desafio das empresas certificadas, assim como é desafiador para as certificadoras obterem evidências sobre esse tema durante a auditoria.

Portanto, a Vogler é um exemplo para as outras empresas de alimentação humana em geral, alimentação animal e fabricantes de embalagens que podem requerer a certificação. As boas práticas que a levaram à recertificação estão em algumas etapas, como atentar-se às atualizações da norma FSSC 22000 e às regulamentações locais, manter o time sempre atualizado e treinado para que todos estejam na mesma sintonia. Além disso, uma comunicação próxima à produção e operação é uma prática necessária e importante para que a equipe esteja ciente dos novos procedimentos e contribua com a implementação de melhorias no processo. “Já estamos trabalhando para adequar a empresa à revisão da ISO 22000:2019 para conquistar nossa certificação em toda operação”, afirma Andreza.

Com a certificação FSSC 22000, a Vogler reduz o risco do negócio, afinal os fornecedores são qualificados, as equipes estão treinadas e todos os processos são desenhados para cumprir com todos os requisitos de segurança de alimentos. Outro ponto muito positivo da certificação é o estreitamento de parcerias e confiabilidade entre os elos da cadeia produtiva, garantindo a segurança desde a fabricação da matéria-prima até a expedição aos pontos de venda. Com isso, a comunicação mais organizada e objetiva torna-se um ponto definitivo para o sucesso da empresa certificada, pois todos os envolvidos na cadeia exigem e devem garantir a clareza e confiabilidade das informações que são disponibilizadas aos consumidores. “A certificação FSSC 22000 traz maior credibilidade e confiança aos nossos clientes, pois sabem que estão adquirindo matérias-primas seguras para seus produtos”, complementa a Coordenadora de Qualidade e Produção.

A constante busca por melhoria contínua está no DNA da Vogler. O próximo desafio
é a certificação total, da produção à distribuição, o que não era possível
até a revisão 4.1 da norma. “Estamos trabalhando para essa conquista”, finaliza Andreza.

Andreza Moreti
Coordenadora de Qualidade e Produção

Ao publicar um comentário, você concorda com a Política de Privacidade. Aceitando receber comunicações da Azelis | Vogler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *